Moro anuncia filiação de vice-prefeito que responde por caso de moto furtada e PL recua

Senador gravou vídeo celebrando ingresso de Aldalto Bernardino; partido agora promete cancelar a filiação

Por: Redação Fonte: Redação
20/06/2026 às 08h12

O senador Sergio Moro comemorou publicamente a filiação ao PL do vice-prefeito de Doutor Camargo, Aldalto Pezzotti Bernardino, mas o partido decidiu cancelar o ingresso após vir à tona que o dirigente responde a processos por receptação e adulteração de sinal identificador veicular.

A adesão de Bernardino à legenda foi divulgada por Moro em um vídeo gravado em 22 de maio. Na mensagem direcionada aos moradores do município do noroeste do Paraná, o senador afirmou que o PL ampliava sua presença local com a chegada do vice-prefeito.

Na época da filiação, Bernardino já havia sido preso durante uma blitz da Polícia Militar realizada em janeiro deste ano. Segundo o boletim de ocorrência, ele conduzia uma motocicleta com o número do chassi suprimido, a numeração do motor parcialmente raspada e uma placa incompatível com o modelo do veículo.

Após a identificação do motor, os policiais constataram que a motocicleta possuía registro de furto desde 2017, em Londrina. O vice-prefeito foi encaminhado à delegacia, autuado pelos dois crimes, pagou fiança e foi liberado no mesmo dia. Os processos seguem em tramitação.

Questionado sobre o caso, Moro afirmou que desconhecia o histórico envolvendo Bernardino quando participou do processo de filiação. Segundo o senador, o vice-prefeito foi apresentado por outros integrantes do partido e não havia informação prévia sobre o episódio.

“Referida pessoa foi trazida a mim por outros filiados do PL. Não o conhecia e não tínhamos a informação sobre o incidente”, declarou.

Após tomar conhecimento da situação, a direção estadual do PL anunciou que irá cancelar a filiação do vice-prefeito.

Quando foi detido, Bernardino afirmou desconhecer a origem ilegal da motocicleta. Em manifestação divulgada à época, declarou que adquiriu o veículo agindo em confiança e sem conhecimento das irregularidades apontadas pelas autoridades.

O vice-prefeito também informou que permanece à disposição da Justiça para prestar os esclarecimentos que forem necessários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários